terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

20 DIAS NO SERTÃO

21/01/2010 - Primeiro dia

Partimos ontem às 07h30 da Rodoviária de Salvador em direção a Itaberaba, para pegarmos lá o carro que iamos utilizar durante a viagem: Jorge. A história do nome desse carro é engraçada: utilizado pelos assentados, o carro que se chamava Oggio (Marca Fiat) e de repente por não conseguirem falar o nome direito, ele foi rebatizado de Jorge e assim ficou.
Antes de chegarmos, Jorge tava na oficina. Passamos lá, pegamos ele mas na hora de partir ele não saiu do lugar. Mas Jorge!!!

O mecânico muito simpático, Berinho, nos emprestou o seu Fiat 147 e assim partimos para a feira para almoçarmos, tomarmos uma cerveja (a primeira de muitas durante a viagem) fizemos compras (muitas compras) e pé na estrada em direção a Ipirá. (cerca de 40 min de carro até lá).
Irreverente como somos, eu Flávia e Rosa, rebatizamos o carro de Berinho. Se havia um Jorge aquela seria a nossa Janete.

Janete deu alguns probleminhas na estrada. A marcha tava dificil de engatar e algumas vezes paramos na estrada. O caminho até a fazenda aonde iriamos durmir e aonde seria a nossa base, era lindo. Muitos cactos e um céu azul lindo.

Logo que chegamos já de tardinha, tiramos tudo do carro, respiramos um pouco e fomos até o Assentamento Dom Matias. Na estrada o pôr-do-sol foi extraordinário.

No assentamento encontramos com Silvano que sentou conosco para acertamos os ultimos detalhes para as oficinas. Ele nos contou algumas histórias sobre o assentamento. Eita povo resistente.

Na volta para a fazenda paramos nas Malvas, povoado próximo ao assentamento, para tomarmos umas cervejinhas. Pronto. Fomos o acontecimento da noite. O bar que tava vazio encheu de pessoas, entre homens mulheres e crianças. Rimos muito daquela situação.

O ponto alto da noite nas Malvas foi Rosa correndo para ver a cena da novela enquanto abasteciamos Janete. As mulheres que estavam no bar chegaram perto do balcão e ficaram junto com Rosa comentando a cena.

A saída do povoado foi coroada com muitos raios no horizonte. Os raios num céu escuro tem uma beleza muito mais intensa do que no céu da cidade cinza e poluída. As cores inclusive são muito mais nítidas do que em Salvador.

Chegamos em casa no Ciatá, jantamos e ficamos conversando sobre o dia. Estávamos exaustos e rapidamente fomos durmir.

Durmida muito boa. Um silêncio....

Nenhum comentário: